Um pouco sobre o Adestramento

O adestramento é uma maneira de melhorar a comunicação e o relacionamento entre cão e dono. Com o adestramento é possível ensinar ao seu cão o que você espera que ele faça e como ele deve se comportar em determinadas situações.

Como é o adestramento? Durante os treinos eu ensino determinados comportamentos para o cão e associo esses comportamentos a um comando – uma palavra, um gesto ou ambos – de modo que toda vez que o comando é dado o cachorro executa aquela determinada ação.
Existem vários tipos de treinamento e adestramento para cães (treinamento policial, de trabalho, de exposição, de provas de obediência, agility, etc). Eu trabalho com o treinamento de comandos básicos de obediência, para melhorar a convivência do cachorro com os membros da família e outros indivíduos com os quais ele conviva, e com solução de problemas comportamentais.

Como o cão aprende? Sempre que ele faz alguma coisa certa recebe uma recompensa (pode ser carinho, petiscos, brinquedos, elogios, etc.). Dessa maneira ele associa a ação ou o comportamento a alguma coisa boa e tende a repeti-lo para ganhar mais agrados.
Da mesma forma, é necessário mostrar que algumas coisas não são aceitáveis, e que ele não deve repetir aquele comportamento. Mas a bronca (que pode ser com um “Não”, ignorando-o) deve sempre ser atrelada a mostrar qual comportamento é aceitável em substituição ao outro.
Assim como nós, os cães também podem ser motivados, então o importante é aumentar as chances de acerto, para que eles gostem do treinamento e se esforcem para acertar e receber uma recompensa.

Como funciona? Em primeiro lugar, ensino estes comportamentos básicos:

  • Andar junto
  • Sentar
  • Dar a pata
  • Ficar
  • Deitar
  • Vir quando é chamado

Depois que o cão estiver proficiente nos comandos, se ele não tiver problemas comportamentais que o dono queira resolver o treinamento está terminado. Mas isso não significa que nada mais precisa ser feito, pois com o tempo e a falta de prática o cachorro pode esquecer o que aprendeu. Portanto, o dono deve continuar com os exercícios e manter uma aula mensal com o treinador. Uma ótima forma de manter o treinamento é com o Passeio.

Se ele tiver problemas comportamentais, o foco do trabalho passa ser identificar as possíveis causas do comportamento e tentar corrigi-lo, tentando eliminar as causas e mudar o comportamento. Um bom treinamento inicial é fundamental nesta parte. Por exemplo, se o cão tem problemas de agressividade com outros cães, é necessário que ele preste bastante atenção e obedeça a pessoa que o está conduzindo, andando ao lado dela. Assim evita-se que ele preste muita atenção nos outros cães, e com o tempo ele pode ir se acostumando à situação.

Quanto tempo dura o treinamento? A duração vai depender muito da raça do cão (e da sua “personalidade”), da idade (o ideal é que o treinamento comece cedo, mas todo cão de qualquer idade consegue aprender), do histórico de comportamento e, principalmente, do envolvimento do dono.
Os cães aprendem por associação. E duas condições para que o aprendizado ocorra são repetição e consistência. A repetição é fácil, quanto mais vezes ele for treinado mais rápido ele faz a associação. A consistência significa que toda vez que ele fizer alguma coisa a resposta deverá ser a mesma (tanto uma recompensa quanto uma bronca), assim ele fará a associação correta. O comprometimento do dono é fundamental para o treinamento, fazendo os exercícios em casa, na rua, no carro, no parque, etc. e participando das aulas com o treinador.

Mas o meu cão é tão bonzinho, ele precisa de adestramento? Mesmo que ele não tenha problemas sérios de comportamento, o adestramento é indicado para todos os cães, pois você pode prevenir problemas e acidentes. Por exemplo, se você gosta de ir ao parque e deixar seu cachorro solto, o treinamento facilita na hora de ir embora, pois ele pode aprender a vir quando é chamado e não sair correndo de você…

O adestramento é tão importante quanto o Passeio, e os dois devem estar sempre juntos para completar as necessidades do cão. Se tiver alguma dúvida, ou quiser saber mais sobre o serviço, envie uma mensagem utilizando o formulário abaixo.

 

One thought on “Um pouco sobre o Adestramento

  1. Pingback: Granado | Cãopanhia da Sarah

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s