Mia

wpid-2013-08-12_14-28-54_61

Essa é a Mia, uma Schnauzer Miniatura de dois anos e meio. Como o próprio nome já diz, é uma miniatura do Schnuauzer padrão, e compartilha muitas características com essa raça. São originários da Alemanha, vivos, inteligentes, afetuosos, incansáveis e não muito amistosos com estranhos.* A Mia fica muito feliz quando me vê e é muito carinhosa, mas bem desconfiada com pessoas que ela não conhece.

Os donos dela são a Carol e o Leandro. A vida dos três passou por muitas mudanças, antes a Mia estava acostumada a ter companhia quase o dia inteiro, e de uma hora para outra passou a ficar muito tempo sozinha no apartamento. Resultado: ela destruiu livros, chinelos, controle remoto, abriu um buraco no sofá e ficou muito estressada!
Então os dois decidiram contratar meus serviços, e ela é minha aluna de Passeio.

Quando ocorrem mudanças na vida dos cães, eles ficam estressados como nós. Eles são animais de rotina, sofrem bastante quando as coisas saem do normal. O ideal é que as mudanças sejam introduzidas aos poucos. Pegando o caso da Mia como exemplo, teria sido melhor se ela fosse acostumada a ficar sozinha por pequenos períodos, e gradativamente ir aumentando o tempo (primeiro meia hora, depois uma, três, um período inteiro, por último o dia inteiro). Para cães que ficam sozinhos por muito tempo, a melhor coisa a fazer é um bom passeio de manhã, e se possível contratar um passeador para o meio do dia ou colocar o animal numa creche.

Como a Mia passa muito tempo sozinha, saio com ela duas vezes por dia. Uma logo cedo, junto com a Madalena, e outra no começo da tarde. O passeio da manhã é muito importante para os cães, pois eles passam a noite inteira dormindo e acordam com muita energia. É fundamental que eles façam uma boa caminhada logo cedo, para exercitar o corpo e a mente. Assim passam o resto do dia mais relaxados.

Mia e Madalena são amigas da pracinha desde sempre, e se divertem bastante juntas. Eu geralmente fico brincando um pouco com elas lá e depois vamos andar. A Mia adora buscar gravetos e bolinha, mas é bem possessiva também, e fica com tudo na boca. O recorde que eu registrei foram quatro gravetos de uma só vez.
image

Ela está um pouco acima do peso, e por isso é quase incansável. Às vezes eu tenho um pouco de receio de sobrecarregá-la, mas se dependesse dela nós ficaríamos o dia inteiro brincando. O Passeio é imprescindível para manter a forma dos cães, principalmente os castrados, que tem uma maior tendência a ganhar peso.

*Informações sobre a raça
Site da Confederação Brasileira de Cinofilia:
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo2/schnminiatura.pdf

Livro: Tudo sobre Cães. A. Gondrexon, Ives Browne. 3ª edição.
São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s